A Bahia é Muito Mais Verão - Qualificação é um programa executado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em parceria com o Ministério de Turismo – MTUR e a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR, que fora iniciado em outubro de 2008 e que retomou suas atividades em março de 2010. O objetivo principal do referido programa é qualificar profissionais ligados a atividade turística, visando o aprimoramento do caráter receptivo no turismo do Estado da Bahia. Ao entender que há necessidades dos visitantes dos diversos destinos turísticos que devem ser supridas pelos receptores locais, a exemplo do acolhimento, interação, envolvimento e comunicação, tornam-se importantes ações de qualificação para os profissionais, tidos também como representantes da localidade, que mantêm contato direto com este público. Nessa proporção inicia-se a qualificação na base do setor turístico, ou seja, com a mão de obra turística, que reflete, portanto, no fortalecimento da economia, o que torna o Estado cada vez mais capaz de gerar fluxo turístico, resultando em capital para o Estado.
A falta de qualificação é visível em determinados segmentos envolvidos com a atividade turística. Sendo assim, promover uma iniciativa que possibilite modificações neste quadro é primordial para a garantia do diferencial do destino, onde a qualidade surge como um indutor à melhoria do desempenho dos indivíduos envolvidos. Nesse prisma, A Bahia é Muito Mais Verão - Qualificação surge para contemplar tais ações em alguns municípios baianos, que são: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Entre Rios, São Francisco do Conde, Santa Cruz Cabrália, Lençóis, Santo Amaro, Amargosa, Morro de São Paulo, Ilhéus e Paulo Afonso. No que se refere aos segmentos de profissionais atendidos pelo programa são: taxistas, polícia turística, monitores turísticos, trabalhadores informais, baianas de acarajé, profissionais de operadoras de eventos, frentistas de postos de gasolina, motoristas e cobradores de ônibus, condutores de lancha e profissionais que trabalham com o Turismo de Aventura. Tais ações executadas nos municípios e segmentos citados resultarão em mais de cinco mil profissionais qualificados gratuitamente para o turismo, de posse do certificado de qualidade oferecido pelo Ministério de Turismo.
Os cursos desenvolvidos com foco na melhoria do atendimento prestado aos turistas são de natureza multidisciplinar, no formato teórico-prático. Disciplinas como Noções de Inglês, Conscientização Turística, Ética e Postura Profissional, Qualidade no Atendimento e Higiene e Manipulação de Alimentos, são alguns dos eixos centrais de estudo que fazem parte da grade curricular do curso. Para garantir participação nos mesmos devem ser efetuadas as inscrições dos profissionais, as quais são viabilizadas através de parcerias com as entidades de classe.Em Lauro de Freitas a SEMED, assumiu o compromisso através do Gabinete do Secretário, de viabilizar junto ao EJA – Educação de Jovens e Adultos, aproveitando essa mão de obra disponível, dentro das salas de aula das escolas municipais
Paulo Aquino Pires / Secr. de EDUCAÇÃO