O Marv chega à sua maioridade, 18 anos de existência. Neste próximo domingo, dia 03, apartir das 14h horas no espaço fundo de Quintal, na Itinga a cobra vai beber água, pois a coordenação da festa preparou uma programação cheia de agito e homenagens para celebrar esse momento histórico para a cidadde de Lauro de Fretias. Dança, teatro, poesia, cenário temático, prêmios, brincadeiras e muita música. A prioridade foi dada aos artistas locais, pérolas da terra. A entreda será franca e terá e contará com as bandas 100 Mania, Aventureiros do Samba e Sandra Ribeiro a diva local da MPB, além do grupo de Dança Zuarte, de Alunos e professores dos cursos do EDUCART e poetas nativos como Rejane e Melk Mércure. Sem esquecer que a assinatura da ornamentação temática do espaço ficará por conta do artista plástico Marcônio.
Para o evento são esperadas as presenças de ex - alunos do MARV, professores, artistas locais e toda a comunidade da Itinga. "São muitos os que passaram pelos projetos e salas de aula do MARV", refere-se Romilson, o presidente atual da gestão ás inúmeras turmas de alunos que estudaram nos curso sociais de pré vestibular e pre-CEFET oferecidos pela ONG à jovens carentes do município. "Hoje temos a satisfação de ter em nossa cidade professores, mestres, artistas, universitários, técnicos e políticos que surgiram a partir dos projetos que foram realizados em parceria com a prefeitura, completa Roma, como é mais conhecido, com notória emoção e os olhos cheio de lágrimas.
COMO TUDO COMEÇOU.
Nos anos 90 um grupo de jovens resolveu tomar uma iniciativa inédita na cidade. Afim de ingressarem na universidade, coisa difícil na época, pois os cursinhos eram particulares e passar no vestibular era tarefa quase impossível para os carentes da periferia, daí resolveram formar um grupo de estudo para fazerem o vestibular. José Gonçalves, Paulo Aquino e André Barreto não exitaram em esperar uma melhora social via destino nem presenteada pelos deuses, fundaram o grupo e estenderam para os demais jovens da Itinga. Não deu outra, com a inserção de moradores do bairro no meio acadêmico o grupo foi crescendo, ex- alunos se tornarão professores ativos e o curso passou a ser procurado cada vez mais por novos alunos. Foi uma virada realmente social. O MARV estabelecia aí a primeira revolução educacional e cultural da Itinga.
A denominação MARV, surgiu a partir da imagem que o bairro da Itinga tinha, de ser perigoso e violento, isso no final dos anos 80 e início dos 90. Então se tornou necessário mudar essa idéia pejorativa através da socialização da educação e da arte, para se preservar o RESPEITO à VIDA.
NASCE O MP-MARV
Em paralelo ao curso pre-vestibular, surge em 1999 o MP-MARV, Festival de Música e Poesia da entidade, homenageando Gregório de Matos. Hoje o MP-MARV é uma atividade multicultural, abarcando modalidades de diversas áreas da cultura de forma integrada, semnpre homenageando um artista local e outro nacional com relevância na cidade e no país respectivamente. Muitos passaram pela homenagem, Nego Tenga, Jorge Portugal, Panela, Riachão, Raul Seixas, entre outros.
A ONG também da participou de vários projetos em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas e com o Ministério da Educação: Construção do SAber, Diversidade na Universidade, Inclusão pela Educação, Mulheres Negras Constituindo os Saberes, Fórum de Quilombolas Educacionais, são projetos que fez com que a entidade desse suporte a milhares de pessoas
Com sede na Itinga, nas proximidades do Largo do Carangueijo o MARV prepara para o ano de 2011 grandes surpresas, dentre elas o curso preparatório para o concurso da Prefeiura Municipal. Afinal com 18 anos, se atinge a maioridade proporcionando novos projetos novas idéias e novos horizontes.
Parabéns MARV
Parabéns Lauro de Freitas