terça-feira, 29 de março de 2011



O Marv chega à sua maioridade, 18 anos de existência. Neste próximo domingo, dia 03, apartir das 14h horas no espaço fundo de Quintal, na Itinga a cobra vai beber água, pois a coordenação da festa preparou uma programação cheia de agito e homenagens para celebrar esse momento histórico para a cidadde de Lauro de Fretias. Dança, teatro, poesia, cenário temático, prêmios, brincadeiras e muita música.  A prioridade foi dada aos artistas locais, pérolas da terra. A entreda será franca e terá e contará com as bandas 100 Mania, Aventureiros do Samba e Sandra Ribeiro a diva local da MPB, além do grupo de Dança Zuarte, de Alunos e professores dos cursos do EDUCART e poetas nativos como Rejane e Melk Mércure. Sem esquecer que a assinatura da ornamentação temática do espaço ficará por conta do artista plástico Marcônio.

Para o evento são esperadas as presenças de ex - alunos do MARV, professores, artistas locais e toda a comunidade da Itinga. "São muitos os que passaram pelos projetos e salas de aula do MARV", refere-se Romilson, o presidente  atual da gestão ás inúmeras turmas de alunos que estudaram nos curso sociais de pré vestibular e pre-CEFET oferecidos pela ONG à jovens carentes do município. "Hoje temos a satisfação de ter em nossa cidade professores, mestres, artistas, universitários, técnicos e políticos que surgiram a partir dos projetos que foram realizados em parceria com a prefeitura, completa  Roma, como é mais conhecido, com notória emoção e os olhos cheio de lágrimas.


                                                                                                                                                           COMO TUDO COMEÇOU.
                                                      

Nos anos 90 um grupo de jovens resolveu tomar uma iniciativa inédita na cidade. Afim de ingressarem na universidade, coisa difícil na época,  pois os cursinhos eram particulares e passar no vestibular era tarefa quase impossível para os carentes da periferia, daí resolveram formar um grupo de estudo para fazerem o vestibular. José Gonçalves, Paulo Aquino e André Barreto não exitaram em esperar uma melhora social via destino nem presenteada pelos deuses, fundaram o grupo e estenderam para os demais jovens da Itinga. Não deu outra, com a inserção de moradores do bairro no meio acadêmico o grupo foi crescendo, ex- alunos se tornarão professores ativos e o curso passou a ser procurado cada vez mais por novos alunos. Foi uma virada realmente social. O MARV estabelecia aí a primeira revolução educacional e cultural da Itinga.

A denominação MARV, surgiu a partir da imagem que o bairro da Itinga tinha, de ser perigoso e violento, isso no final dos anos 80 e início dos 90. Então se tornou necessário mudar essa idéia pejorativa através da socialização da educação e da arte, para se preservar o RESPEITO à VIDA.


NASCE O MP-MARV
                                                                        

Em paralelo ao curso pre-vestibular, surge em 1999 o MP-MARV, Festival de Música e Poesia da entidade, homenageando Gregório de Matos. Hoje o MP-MARV é uma atividade multicultural, abarcando modalidades de diversas áreas da cultura de forma integrada, semnpre homenageando um artista local e outro nacional com relevância na cidade e no país respectivamente. Muitos passaram pela homenagem, Nego Tenga, Jorge Portugal, Panela, Riachão, Raul Seixas, entre outros. 

A ONG também da participou de vários projetos em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas e com o Ministério da Educação: Construção do SAber, Diversidade na Universidade, Inclusão pela Educação, Mulheres Negras Constituindo os Saberes, Fórum de Quilombolas Educacionais, são projetos que fez com que a entidade desse suporte a milhares de pessoas

Com sede na Itinga, nas proximidades do Largo do Carangueijo o MARV prepara para o ano de 2011 grandes surpresas, dentre elas o curso preparatório para o concurso da Prefeiura Municipal. Afinal com 18 anos, se atinge a maioridade proporcionando novos projetos novas idéias e novos horizontes.

Parabéns MARV
Parabéns Lauro de Freitas




sexta-feira, 18 de março de 2011

Brasil fora do ranking das melhores 

universidades do mundo

 


O Brasil ficou fora do ranking das 100 melhores universidades do mundo, segundo o Times Higher Education (THE). No topo do World University Rankings 2010-2011, divulgado nesta quinta-feira, 10, aparece a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com nota máxima.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, também nos EUA, e a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, aparecem logo a seguir. Outras duas instituições norte-americanas (Berkeley e Stanford) completam a lista das cinco primeiras.
O THE, sediado em Londres, utiliza como único critério de classificação a reputação de ensino e pesquisa das avaliadas.  São ouvidos mais de 13 mil acadêmicos convidados, com experiência estendida a 131 países. O ranking integra o índice  das melhores do mundo já divulgado em setembro do ano passado.
O Brasil - assim como os vizinhos da América Latina - também ficam fora da lista das 200 melhores. O especialista Philip Altbach, diretor do Centro Internacional de Educação Superior do Boston College, EUA, porém, acena com a possibilidade do pais um dia vir a entrar na lista. "Talvez São Paulo possa haver universidades de classe mundial", comenta. Segundo ele, as duas principais universidades do Estado (USP e Unicamp) são formadas por um corpo docente em tempo integral, com trabalhos significativos na área de pesquisa e financiamento adequado por parte do governo.

Para o coordenador de ensino superior no Banco Mundial, Jamil Salmi, a USP tem todo ano produz mais graduados doutorado do que qualquer universidade dos EUA, mas enfrenta sérios obstáculos para sua inserção no ranking mundial: "A capacidade de gerir os seus recursos é limitada por rígidas normas do serviço civil, embora seja a mais rica universidade do país", pontua. O especialista acrescenta ainda que a instituição é "muito voltada para si mesma", com poucos vínculos com a comunidade científica internacional.

World University Rankings 2010-2011Além dos EUA e da Inglaterra, Japão, China, Rússia e Canadá também aparecem bem posicionados na lista. Confira a relação completa.

Uneb oferece 120 vagas para curso de italiano

                                                                                                                      
                                                                                                                                                                   

O Núcleo de Estudos Italianos (Nesti) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) oferece 120 vagas para curso de extensão de italiano. Interessados devem se inscrever até 23 de março na sede da Associação Sócio-Cultural Patí, na Avenida Sete de Setembro. Há oportunidade para três níveis. O investimento é de R$ 260. Mais informações no telefone (71) 3018-4955.

 

Ministro de educação defende ampliação nas bolsas do ProUni

                                                                               


O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu a ampliação no número de bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a extinção de bolsas parciais. Ele acredita que isso ajudaria a preencher todas as oportunidades ofertadas. De acordo com ele, o aluno que se inscreve na bolsa parcial as vezes não se matricula por causa da despesa com a metade da mensalidade.

Haddad disse neste terça, 15, em audiência na comissão de educação do Senado Federal, que o Congresso deve discutir essas mudanças. O ProUni beneficiou mais de 800 mil estudantes de baixa renda.

sábado, 5 de março de 2011

"Justin Beever"
Uma Excelente Referência de Aprendizado
                                   


Esse é o nome do artista que está encantando o mundo com pinturas a giz feitas em superfícies de ruas e calçadas em grandes centros urbanos. O mais impressionante é que os desenhos quando vistos de um certo ângulo te dá a impressão de está diante de uma imagem 3D.









                                                                                                                                                                    

LIXO EXTRORDINÁRIO NÃO LEVA O OSCAR

                                                                                                                                                                    

Ainda não foi desta vez que o Brasil conquistou o Oscar. O filme “Lixo Extraordinário”, um dos favoritos ao prêmio de Melhor Documentário, foi derrotado pelo americano “Inside Job”, que mostra o lado obscuro do mercado financeiro dos Estados Unidos.


Com este assunto tão em alta em razão da crise financeira que atinge todo o mundo, não tinha como o resultado ser diferente. Desta forma, o longa que falava sobre os catadores de lixo do Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, não conseguiu levar a estatueta.

Porém, ser um dos indicados já foi uma grande conquista. Logo que a apresentadora Oprah Winfrey anunciou o vencedor, o artista plástico Vik Muniz, que transformou lixo em luxo por meio de suas obras de arte, agradeceu pelo carinho e torcida de todos em seu Twitter.

A tarde on line

"Sabemos que quem dá o valor ao filme é o público, é a própria importância apresentada pelo roteiro da obra. Em termos sociais sabemos que o lixo é a matéria prima da reciclagem, essa que o homem brasileiro tanto preza ou mesmo despreza, já o oscar é a matéria prima do falso glamour, pois enquanto um filme passa a ser o melhor, os outros, sofrivelmente produzidos com o pathos artístico de estéticas desvalorizadas pelo grande centro mundial do cinema, caem a esmo na obscuridade de abrolhos espinhos, sendo desconfigurados até mesmo após serem indicados ao destacado evento. Na própria verdade do julgo, de se achar um filme bom ou não, só nós, os necessitados por cultura artística latente e de utilidade pública é que poderemos ofertar o maior prêmio que um artista pode receber na vida, o reconhecimento da plebe rude."    

- Assista a nós mesmo - premie que nós séjamos -

cunha neto
                                                                                                                                                                    

            Uneb matricula aprovados na 3ª chamada

                                                                                                                                                                   

Os alunos aprovados na terceira chamada do vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) devem se matricular nos dias 10 e 11 de março das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 19 horas. O cadastro deve ser feito no campus onde o aluno vai estudar ou na cidade/polo em caso de cursos a distância. Quem não comparecer, perde o direito a vaga. De acordo com nota divulgada pela Uneb, novas chamadas podem ser divulgadas. Mais informações no telefone 0800 071 3000.
                                                                                   

MEC abre inscrição do Fies

                                                                                                                                 

05 DE MARÇO DE 2011

Está aberta a inscrição para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O financiamento pode ser solicitado em qualquer período do ano, de acordo com site do Ministério da Educação (MEC). O cadastro deve ser feito no site do Sistema de Financiamento ao Estudante (SisFies) (Clique aqui para acessar ). É necessário informar o número do CPF, data de nascimento, e-mail e cadastrar senha.

Durante a inscrição, o estudante deve escolher se quer financiar o estudo pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e a agência de preferência. Após o cadastro, o aluno deve procurar em até dez dias a instituição de ensino que está matriculado.

Pode solicitar matrícula, graduandos em instituições pagas que participam do programa, além do estudante ter feito o Enem. Só é permitido solicitar financiamento para um curso de graduação. O aluno não pode estar com a matrícula trancada.


                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Avaliação do Professor será Voluntária e Descentralizada em todo o Brasil.
  


Quinta-feira, 03 de março de 2011 - 08:00

O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira, 3, no Diário Oficial da União, portaria normativa que institui a prova nacional de concurso para o ingresso na carreira docente, que será realizada uma vez por ano, de forma descentralizada, em todas as unidades da Federação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será o responsável pela coordenação e aplicação da prova, prevista para 2012.


A participação do professor é voluntária. O uso dos resultados para seleção de docentes pelas redes estaduais, municipais e do Distrito Federal se dará por adesão ao exame. A realização da prova nacional tem uma série de objetivos. Entre eles, subsidiar as redes públicas de educação na realização de concurso para admissão de docentes e conferir parâmetros de auto-avaliação aos participantes.



A regulamentação da prova nacional de avaliação de professores, segundo o ministro Fernando Haddad, resulta de um pacto celebrado por entidades ligadas à formação de docentes em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte) e o MEC.

A portaria também instituiu o comitê de governança, de caráter consultivo, vinculado ao Inep, que tem entre suas atribuições avaliar a matriz de referência da prova nacional, opinar sobre a periodicidade de atualização da matriz e sobre formas de adesão à prova.

Matriz – De acordo com a presidente do Inep, Malvina Tuttman, cerca de 70 especialistas em educação, convocados por chamada pública, elaboraram a proposta de matriz de referência da prova que será submetida ao comitê e colocada em consulta pública no sítio do Inep.

Quando a matriz for fechada – a previsão é que isso aconteça no final de março – o Inep começa construir um banco de itens elaborados por especialistas em educação, que serão convocados por chamada pública. Os itens serão testados para que a prova possa ser aplicada em 2012.

A realização da prova nacional de avaliação, segundo o ministro, integra um conjunto de ações do MEC que visa qualificar cada vez mais a formação dos educadores. O acesso à graduação em instituições públicas de ensino superior ou em particulares com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou com o Financiamento Estudantil (Fies), que agora pode ser quitado com atividade docente, fazem parte dessas ações.

A formação continuada, a definição do piso nacional para a categoria e a oferta de 30 mil bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em 2011, complementam a iniciativa. A bolsa do Pibid permite ao estudante de licenciatura fazer uma integração prática em escolas da educação básica nos dois últimos anos da graduação.
 

Tags

Cidade (2) Colunas (2) Concurso (5) Cultura (21) Cursos (2) DICAS (2) EDUCAÇÃO (37) EDUCART (2) Eventos (6) FOTOS (1) POLÍTICA (15) UNIVERSIDADE (45) VÍDEOS (2)

Seguidores

Contador de Visitas

Visitas Online

100% EDUCAÇÃO Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template