Aconteceu nos dias 26 e 27 de Agosto na Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga a III Conferência Municipal de Educação do município de Lauro de Freitas, tendo como tema norteador SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: FORTALECENDO E ARTICULANDO SABERES NO ESPAÇO ESCOLAR. Nos dois dias a comunidade escolar, pais, alunos, professores, coordenadores, gestores escolares e diversos funcionários da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Lauro de Freitas e membros do legislativo, estiveram presentes, suscitando idéias, que podem vir a serem implementadas em Políticas Públicas.
No dia 26, sexta-feira ocorreu inicialmente Palestra com o Professor Ricardo Carvalho e discussões nos Grupos de Trabalhos, distribuídos em cinco eixos norteadores do sistema municipal de educação.
"Com uma abertura digna de um grande evento educacional, com o auditório completamente lotado por educadores, servidores e políticos, ficou evidente a satisfação do público em relação à palestra dada pelo Professor de História e Mestre em Educação Ricardo Carvalho. O Conferencista fez por evidenciar que é o teor participativo o principal "modus operantis" para a democracia moderna. Se utilizou de assessórios midiáticos como filmes e slaides, citou poetas e filósofos e expôs clipes temáticos. O mais surpreendente foi o lado propositivo da fala do professor que também é apresentador de televisão, quando negou as formas críticas do movimento estático e uniforme e fez valer a qualidade que tem o professor das escolas públicas do nosso Brasil. Uma palestra instigante que agradou a gregos e troianos."
A participação nestes eixos foi muito produtiva. Foram eleitos 25 delegados e sistematizadas várias proposições à serem aprovados pela plenária do dia 27. No dia 27, sábado, ocorreu a apresentação dos delegados escolhidos à plenária, o informe da nova composição do Conselho Municipal de Educação, órgão importante no sistema municipal de educação e apresentação das proposições a serem aprovadas e entregues ao executivo municipal. Em relação às proposições, destacam-se: Finalização do Plano Municipal de Educação e Transparência e Publicidade. Aumento do mandato de Diretores de 02(dois) para 03(três) anos. Criação de um sistema de avaliação para gestores públicos, escolares e do sistema municipal de educação com definição de instrumentos e indicadores. Oferecer formação continuada em gestão escolar para todos os servidores do magistério. Resgate e aprovação do Plano Municipal de Educação com indicativo de novas discussões, à luz do Plano Nacional de Educação 2011, com aprovação total da plenária. Incluir na matriz curricular das séries iniciais disciplinas como Artes, Inglês e Educação Física, com profissionais habilitados na área. Garantir efetivação do financiamento para formação continuada do profissional. Promover formação para os membros dos Conselhos Escolares a cargo da Secretaria de Educação e Criar espaços públicos para sediar os programas educativos: Escola Aberta, Mais Educação, Segundo Tempo, PETI.
O departamento pedagógico da SEMED, Juntamente com Paulo Aquino, Secretário de educação e representante da ASPROLF encerram os trabalhos, destacando os pontos fortes da III Conferência Municipal de Educação de Lauro de Freitas.
Políticas Públicas efetivas para a educação Já. Parabéns a SEMED pela organização da III conferência de educação.
ResponderExcluirAgora resta ao executivo, tentar ao máximo atender as proposições suscitadas no evento.