segunda-feira, 29 de agosto de 2011

 
Aconteceu nos dias 26 e 27 de Agosto na Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga a III Conferência Municipal de Educação do município de Lauro de Freitas, tendo como tema norteador SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: FORTALECENDO E ARTICULANDO SABERES NO ESPAÇO ESCOLAR. Nos dois dias a comunidade escolar, pais, alunos, professores, coordenadores, gestores escolares e diversos funcionários da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Lauro de Freitas e membros do legislativo, estiveram presentes, suscitando idéias, que podem vir a serem implementadas em Políticas Públicas.


No dia 26, sexta-feira ocorreu inicialmente Palestra com o Professor Ricardo Carvalho e discussões nos Grupos de Trabalhos, distribuídos em cinco eixos norteadores do sistema municipal de educação. 

"Com uma abertura digna de um grande evento educacional, com o auditório completamente lotado por educadores,  servidores e políticos, ficou evidente a satisfação do público em relação à palestra dada pelo Professor de História e Mestre em Educação Ricardo Carvalho. O Conferencista fez por evidenciar que é o teor participativo o principal  "modus operantis" para a democracia moderna. Se utilizou de assessórios midiáticos como filmes e slaides, citou poetas e filósofos e expôs clipes temáticos. O mais surpreendente foi o lado propositivo da fala do professor que também é apresentador de televisão, quando negou as formas críticas do movimento estático e uniforme e fez valer a qualidade que tem o professor das escolas públicas do nosso Brasil. Uma palestra instigante que agradou a gregos e troianos."

A participação nestes eixos foi muito produtiva. Foram eleitos 25 delegados e sistematizadas várias proposições à serem aprovados pela plenária do dia 27. No dia 27, sábado, ocorreu a apresentação dos delegados escolhidos à plenária, o informe da nova composição do Conselho Municipal de Educação, órgão importante no sistema municipal de educação e apresentação das proposições a serem aprovadas e entregues ao executivo municipal.  Em relação às proposições, destacam-se: Finalização do Plano Municipal de Educação e Transparência e Publicidade. Aumento do mandato de Diretores de 02(dois) para 03(três) anos. Criação de um sistema de avaliação para gestores públicos, escolares e do sistema municipal de educação com definição de instrumentos e indicadores. Oferecer formação continuada em gestão escolar para todos os servidores do magistério. Resgate e aprovação do Plano Municipal de Educação com indicativo de novas discussões, à luz do Plano Nacional de Educação 2011, com aprovação total da plenária. Incluir na matriz curricular das séries iniciais disciplinas como Artes, Inglês e Educação Física, com profissionais habilitados na área. Garantir efetivação do financiamento para formação continuada do profissional. Promover formação para os membros dos Conselhos Escolares a cargo da Secretaria de Educação e Criar espaços públicos para sediar os programas educativos: Escola Aberta, Mais Educação, Segundo Tempo, PETI.


 
O departamento pedagógico da SEMED, Juntamente com Paulo Aquino, Secretário de educação e representante da ASPROLF encerram os trabalhos, destacando os pontos fortes da III Conferência Municipal de Educação de Lauro de Freitas.
 



Um comentário:

  1. Políticas Públicas efetivas para a educação Já. Parabéns a SEMED pela organização da III conferência de educação.
    Agora resta ao executivo, tentar ao máximo atender as proposições suscitadas no evento.

    ResponderExcluir

 

Tags

Cidade (2) Colunas (2) Concurso (5) Cultura (21) Cursos (2) DICAS (2) EDUCAÇÃO (37) EDUCART (2) Eventos (6) FOTOS (1) POLÍTICA (15) UNIVERSIDADE (45) VÍDEOS (2)

Seguidores

Contador de Visitas

Visitas Online

100% EDUCAÇÃO Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template