Aconteceu!
CARNAVAL NA ITINGA.
Na última quinta feira, na caída da noite, nasceu o circuito carnavalesco de Itinga. O MARV (Movimento de Apoio e Respeito à Vida) realizou o primeiro CARNAMARV, um bloco cultural formado por membros e simpatizantes da ONG que há 19 anos movimenta a cultura e a educação em nosso município. A entidade decidiu homenagear o circuito com o nome do Professor Paulo Aquino. O cortejo ocorrerá todos os anos na quinta feira, saindo do Parque Santa Rita em direção ao Largo do Caranguejo. A ideia é estabelecer a quinta-feira como o dia da abertura do Carnaval na cidade, sendo o bairro de Itinga o cenário para desfiles de blocos da própria comunidade, procurando preservar os ícones populares da maior festa ao ar livre do mundo, como é o caso das charangas, caretas, máscaras e fantasias, e com isso reunir a participação das famílias e dos foliões locais no evento.
Este ano o CARNAMARV surpreendeu com a participação dos grupos artísticos de dança ZUARTE, Kiswing e Nu Gueto. Outra participação que chamou a atenção da festa foi a presença dos PAPA LIXOS, grupo de teatro que realiza uma campanha pela conscientização da coleta de lixo nas atividades populares. Esta atitude ECO-SOCIALISTA vem sensibilizando a comunidade em relação a sujeira que é deixada nas ruas, becos e vielas após as manifestações.
“Precisamos encarar a situação da poluição urbana em meio aos festejos populares sem hipocrisia. As crianças e os jovens são os mais sensibilizados com a campanha, os atores da TRUPE MARV DE TEATRO estão desenvolvendo mecanismos de atuação a fim de envolver os transeuntes nessa iniciativa. O lixo não é o vilão, mas a boa conduta do cidadão é que pode nos livrar de um colapso em nossos sistemas de reciclagens do lixo que produzimos. Entendo que a educação sempre será o melhor caminho para resolvermos os maiores problemas que o ser humano terá que encarar nas próximas décadas.” Diz o Professor Paulo Aquino, ex-Secretário de Educação e fundador do MARV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário