O devir na educação, ou seja, a educação em movimento, a Secretaria Municipal de Educação vem promovendo um conjunto de ações, programas e projetos articulados e planejados com o objetivo de encontrar e fortalecer mecanismos didático-pedagódicos, sociais e culturais para qualificar o processo de ensino aprendizagem. Nesta perspectiva, acontecerão neste próximo sábado, dia 14 de agosto, duas ações inovadoras na história da educação no município. Neste dia será lançado o MOVIMENTO EVASÃO ZERO, que propõe mobilizar gestores, educadores, pais, a sociedade e toda a rede de proteção integral à criança e ao adolescente. Este movimento tem como objetivo cumprir o preceito constitucional, de que, educação é direito de todos, um dever do estado e é papel do estado, da família e da sociedade zelar pela freqüência e permanência da criança e do adolescente. Apesar de a evasão municipal ser baixa, é orientação e determinação da prefeita Moema Gramacho para a equipe gestora de educação empreender o máximo de esforços para garantir que todo aluno matriculado permaneça até o final do ano letivo com qualidade, garantindo-lhe aprovação.
A segunda ação que acontecerá no sábado, dia 14 de agosto, é inovadora, pois, se constitui uma criação da primeira, a escola municipal de artes que neste dia estaremos inaugurando intitulado PROJETO EDUCART (Educação, Cultura, Arte e Tecnologia) o mesmo acontecerá no espaço em frente a Escola Municipal Santa Rita, em Itinga, no Parque Santa Rita, o mesmo é uma iniciativa ousada, criativa e revolucionária, e uma expertise sociológica e antropológica dos gestores municipais de perceber o potencial artístico e cultural do alunado e sua necessidade baiana, pois assim diz a sabedoria popular que “baiano não nasce, estréia”.
É com este espírito e com observação no sorriso e no brilho dos olhos de cada criança quando sobe no palco para cantar, interpretar, dançar, pintar ou recitar que surge o EDUCART para potencializar e dar oportunidade para cada talento artístico que todos os dias frequentam as salas de aula para aprender português, matemática, história, geografia, e ciências, agora também, vão ter a oportunidade de se realizarem enquanto ser cultural e artístico e expressar talento, alegria, sorriso, brilho no olhar, satisfação de entrar em cena.
Convidamos a todos os munícipes a participar e contribuir neste momento singular e histórico.
Paulo Aquino / Secr. de Educação
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário