quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Estudantes baianas estão entre vencedores da Olimpíada de Português



As estudantes baianas Daniele Oliveira Cunha, do Colégio Estadual Reunidas Castro Alves, em Jiquiriçá-BA, e Caroline de Farias, do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Ifba), em Valença, foram vencedoras da 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que premiou 20 estudantes em cinco categorias. Daniele foi vencedora na categoria Memórias Literárias, e Caroline, na categoria Crônica. Elas receberam os prêmios em cerimônia nesta segunda-feira, 29, no Museu Nacional da República, em Brasília. A solenidade teve a participação do presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Participaram da cerimônia de premiação 152 estudantes finalistas da Olimpíada e 28 professores. Desses, 20 estudantes e 20 educadores receberam medalhas e prêmios do presidente e do ministro. Os vencedores representaram as cinco regiões do país, sendo que o Nordeste foi a região com maior Número de premiados: foram oito do Nordeste, sete do Sudeste, dois do Centro-Oeste, dois do Norte e um do Sul.
Cada professor e cada estudante vencedor recebeu medalha, um microcomputador e uma impressora, e cada escola a que pertencem recebeu dez microcomputadores, uma impressora e cupons para escolha de livros para a biblioteca.

Rede estadual - Segundo informações da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), a estudante Daniele Oliveira Cunha, de 12 anos, será homenageada nesta terça-feira, 30, pelo secretário da Educação Osvaldo Barreto, na Secretaria da Educação do Estado.
Também serão homenageadas as outras finalistas da rede estadual de ensino: Ana Maria Cedraz (Escola Estadual Durval da Silva Pinto, Conceição do Coité) e Carla Mylena (Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, de Itabela).

A Olimpíada, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Cultural, com coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), teve a participação de mais de 7,2 milhões de estudantes no país.

O foco da iniciativa é a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. Cada uma das cinco categorias da olimpíada tem cinco vencedores. O ministro da educação, Fernando Haddad, destacou a importância da olimpíada durante a solenidade, e disse que a iniciativa vai se transformar em política de estado, para que os futuros governos possam continuar incentivando o estudo da língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Tags

Cidade (2) Colunas (2) Concurso (5) Cultura (21) Cursos (2) DICAS (2) EDUCAÇÃO (37) EDUCART (2) Eventos (6) FOTOS (1) POLÍTICA (15) UNIVERSIDADE (45) VÍDEOS (2)

Seguidores

Contador de Visitas

Visitas Online

100% EDUCAÇÃO Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template